14 abril 2008

Hiperventilação - Importante

Ora soube hoje que houve um Vergonhas Freerider todo maluko que resolveu dar um salto um pouco mais radical e e esburregou-se todo.

Felizmente está bem. Tirando uns arranhões na pintura, uns hematomas e o corpito dorido, o mocinho está bem.

Soube também que o maior cagaço apanhado pelo pessoal, foi quando o mocinho começou a não conseguir respirar. Segundo me disse: "o ar não entrava".

O que se passou foi que o nosso amigo, com o susto que apanhou, entrou em pânico e começou a respirar demasiado depressa, ou a hiperventilar. Normalmente não tem consequências graves, pode durar uns 20 ou 30 segundos até que o próprio organismo retome o controlo, mas para quem está neste desafogo é uma eternidade.

Eu sei. Já me aconteceu umas vezes devido a sustos valentes ou crises de ansiedade.

Sintomas: Respiração acelerada, dormência no corpo, palpitações, às vezes perda total dos sentidos.

O que fazer se te acontecer:
Podes estar sozinho ou acompanhado, mas as pessoas que estão contigo poderão não saber como agir. Por isso tenta ter isto sempre presente.
- Mantém-te o mais calmo que conseguires.
- Deita-te se te sentires demasiado tonto e põe-te o mais confortável possivel. Desaperta as peças de roupa (camisa, calções, jersey, calças, etc.) que te estiverem a apertar.
- Lembra-te o teu organismo está a reagir involuntariamente e tens de o controlar.

O problema não é o ar que não entra, é o ar que não sai, por isso, em vez de puxares o ar, expulsa-o. Tenta soprar devagar pelo nariz e pela boca, como se estivesses debaixo de água. Se alguma vez praticaste natação, sabes do que estou a falar. Vai sempre fazendo isto ao mesmo tempo que tentas relaxar os músculos.

O que normalmente se faz é respirar para um saco pequeno de papel ou de plástico, cobrindo a boca e o nariz, mas é pouco provável que tragas algum contigo no teu dia-a-dia. Mas se tiveres algum à mão, usa, é mais fácil.

Vais chegar a uma altura em que estarás a respirar melhor. Não te levantes logo, ainda que sintas que já consegues. Lida com o assunto como se estivesses a ter uma quebra de tensão, aguarda um pouco mais.

Eu sei que parece estúpido e que aparentemente é impossível alguém lembrar-se disto tudo durante uma crise.
Garanto que é possível.

Agora que sabes o que fazer nesta situação, isto vai tornar-se tão natural como atirar as mãos para a frente ou enrolares-te quando vais a cair.

Um abraço bttista para todos...

menos para o Freerider, senão começa logo aos gritos! heheheheh

Sem comentários: